gravidez alcool

gravidez alcool
O objetivo do blogger é realizar revisão teórica sobre o tema álcool na gestação e o efeito teratogênico do uso do álcool durante a gestação.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Introdução

o que é teratologia?

A teratologia é o estudo das anomalias e malformações que podem acometer o embrião ou o feto durante o desenvolvimento embrionário ou fetal, e define-se como agente teratogênico como qualquer substância capaz de produzir danos ao embrião ou feto, durante a gestação, podem ser de origem genética ou ambiental. Os fatores gênicos são classificados como quebra do DNA e os fatores cromossômicos, enquanto os fatores ambientais em agentes infecciosos, físicos e químicos.









Como afeta o embrião? 

A ação de um agente teratogênico no embrião, ou feto, depende do estágio de desenvolvimento, a relação entre dose e efeito, genótipo materno-fetal e mecanismo patogênico específico. O consumo do álcool pela gestante ultrapassa a placenta, causando problemas no desenvolvimento fetal que pode levar a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) que é reconhecida desde 1968, e as pesquisas sobre teratogênese do álcool têm demonstrado que o cérebro é o órgão mais vulnerável aos efeitos da exposição pré-natal ao álcool.







Nenhum comentário:

Postar um comentário